Uma pipa ou papagaio de papel, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador. É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, também pode uma usar linha. É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.
HISTÓRIA
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
COMO FAZER:
MATERIAL:
• Duas ou três varetas de bambu, finas;
• Papel de se da de cores variadas;
• Linha nº 10;
• Tiras feitas de plástico (serve sacolinhas de mercado), para a rabiola;
• Tesoura e cola.
MODO DE FAZER:
1. Escolha o formato que você pretende dar a sua pipa;
2. Pegue as varetas e amarre-as com a linha, com várias voltas, para ficar bem firme, dando o formato desejado. Amarre a linha ao redor das varetas, para firmá-las e dar o formato a armação;
3. Coloque a armação sobre as folhas de seda, meça-as, corte-as e cole na armação de linha e bambu;
4. Pegue as tiras de sacolinha plástica e amarre-as numa linha comprida, com um pequeno espaçamento entre elas, para a rabiola;
5. Amarre a rabiola na armação, no finalzinho;
6. Faça o estirante no meio da pipa, para dar direção no voo; Amarre o restante da linha no estirante e pode soltar.
OFICINA DE PIPAS NA SALA DE AULA, ALUNOS PRODUZINDO EM PARCERIAS.
Alice, Erika, Rodrigo, Alipher e João (4ªD), criando suas pipas. |
Marcos e Guilherme Ramom (4ªD), parceria na oficina de pipas. |
Julio, Gyovanna, Kamilla,Stephanie, Alessandra (4ªD), descobrindo como se faz uma pipa. |
Sara, Guilherme Afonso, Thiago, Paloma e Letícia Leão (4ªD), aprendendo a fazer pipas. |
Meninos e meninas da 4ª D trabalhando juntos. Alice, Beatriz, Kamilla, João, Lucas, |
Alunos da 4ªD soltando pipas na quadra. |
Alunos da 4ªD e Profª Isabel . |
Lucas (4ªD) com sua pipa. |
Ricardo (4ªD), alegre com sua pipa. |
Uma pequena ajuda da professora Isabel (4ªD) . |
Guilherme Afonso e Lucas (4ªD), soltando suas pipas na quadra |
Da esqueda para a direita, em pé: Kamilla, Raquel, Gyovanna, Júlio e Guilherme. Agachados: Alessandra, Stephanie e Rodrigo (4ªD). |
Nathalia, Lucas, Alice, Marcos e João (4ªD). |
Profª Isabel (4ªD).
A Kamila e a gyovana estava toda atrapalhadas .
ResponderExcluirMas devem q aprenderam como fazer as pipas .
PARABENS..
Raquel Camargos Gomes 5ªc
Gostei muito de participa do torneio de xadrez no ano passado !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEmilly de Jesus 5ªA
Eu adoro essa escola principalmente os professores as vezes eles podem ser um pouquinho chatos mais sei que eles esta fazendo isso para o nosso bem
ResponderExcluirRaquel Camargos Gomes 5ªC
Eu gosto muito dessa escola estudo aqui desda 2ªserie adoro todos os professores e da que gostei mais foi a profªFabiana da 2ªserie
ResponderExcluirEmilly de Jesus 5ªA