E.M.E.F. "Dr. Afrânio de Mello Franco"40 anos

E.M.E.F. "Dr. Afrânio de Mello Franco"40 anos
Foto tirada em novembro de 2009

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Prefeitura de São Paulo realizou o I Seminário de Xadrez nos dias 2 e 3 de setembro de 2011 com a presença de Garry Kasparov

Nos dias 2 e 3 de setembro de 2011, foi realizado o I Seminário de Xadrez, pela Prefeitura de São Paulo, no Parque Anhembi – Auditório Elis Regina na Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana.

O evento reuniu aproximadamente 700 professores das escolas municipais de São Paulo e contou contou com a presença do russo Garry Kasparov ( nascido Garry Kimovich Weinstein, na República Socialista Soviética do Azerbaijão, União Soviética atual Azerbaijão em 13 de abril de 1963) é um Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e ativista político. É considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

O evento reuniu também especialistas na área para discutir os aspectos lúdicos, pedagógicos e científicos do enxadrismo.


Tenda em frente ao Auditório Elis Regina - Anhembi 2011



Profª Rute em frente a Tenda da simultânea


 









 
No dia 2 de setembro, houve a abertura do Seminário com a presença do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do secretário da Educação Alexandre Schneider, do campeão Brasileiro de xadrez Giovanni Portilho Vescovi e do ex-campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov. A participação do Corla Bacarelli também abrilhantou a abertura do Seminário.

Coral Baccarelli na abertura do Seminário de Xadrez

 Secretário da Educação Alexandre Schneider, Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, Ex-campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov e  o  campeão Brasileiro de xadrez Giovanni Portilho Vescovi
 Palestra 1 - “O Xadrez nas Escolas – aspectos pedagógicos e relações com outras disciplinas”. Palestrante: Dr. Antônio Villar Marques de Sá.
 
 Palestra 2 - “Benefícios do Ensino de Xadrez para Formação Intelectual e Neurológica da Criança”. Palestrante: Dr. Ítalo Denelle Venturelli.
Representando nossa escola, os professores Marcos Renato Cesar (Educação Física) e Maria Rute de Almeida Luz (Sala de informática) participaram do Seminário, enriquecendo seus os conhecimentos sobre o xadrez.
Prof. Marcos, Profª Rute e Prof. Rubens

Ao final deste dia, houve a “Simultânea de xadrez” 20 (vinte) Partidas-com alunos enxadristas das escolas municipais e Grande Mestre Internacional Garry Kasparov, um dos maiores jogadores de Xadrez da história, na tenda montada no hall de entrada do Auditório Elis Regina.

Kasparov  venceu as 20 partidas, mas os alunos deram trabalho.


Alunos preparados para a Simultânea e o árbitro Claudio
 
<>
<>Kasparov jogando simultaneamente com 20 alunos
Professores assitindo à Simultânea de xadrez

Grande Mestre Internacional Garry Kasparov

No dia 3 de setembro Seminário prosseguiu e outras duas palestras interessantes aconteceram:

Palestra 3 – “Evolução do Ensino de Xadrez nas Escolas do Brasil e Problemáticas Enfrentadas por Professores e Gestores” com o palestrante: Grande Mestre - Jaime Sunyé Neto.
Palestra 4 - “Experiências do Ensino de Xadrez Escolar em outros países e a Visão da Federação Internacional de Xadrez - FIDE” com o palestrante: Dr. Uvêncio Blanco (Presidente da Comissão de Xadrez nas Escolas da FIDE).
Logo em seguida aconteceu o encerramento do seminário, o que fez os participantes já pensarem no próximo que será realizado em 2013.



Profª Maria Rute



7 comentários:

  1. muito bom!! uma honra para esses alunos!!! helena 8ªb

    ResponderExcluir
  2. Parabens! por ter ganhado espero que na proxima vcs ganhao Boa sorte.



    nathan robert 5°A sala 1

    ResponderExcluir
  3. nossa que legal voçes na noite do terror no playcenter voçes se divertiram muito as meninas estavam lindas perto da estatua os meninos tambem foto dahora todos os profª tambem se divertiram muito legal. ass:gyovanna 5ªb

    ResponderExcluir
  4. esse escola e tudo pramim ea mais legal de todas adoro todos os professores. ass:gyovanna 5ªb

    ResponderExcluir
  5. a escola afranio e inportante porque nos ensina e faz agente estudar muito pra provas minha 2 coisas preferidas e informatica e e.d fisica

    ResponderExcluir
  6. Colegas... Parabéns pelo trabalho executado de maneira ética e responsável.
    Tenho muito orgulho de ter participado deste grupo.
    Um abraço
    Gecimar

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos... Que pena que não há fotos da turma deste ano...

    ResponderExcluir