E.M.E.F. "Dr. Afrânio de Mello Franco"40 anos

E.M.E.F. "Dr. Afrânio de Mello Franco"40 anos
Foto tirada em novembro de 2009

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto Água na Escola

Projeto: “ÁGUA NA ESCOLA” EMEF Dr. Afrânio de Mello Franco - São Paulo - SP - Água na Escola - ações desenvolvidas




Objetivo:

Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida no planeta; Reconhecer e comparar distribuições das águas naturais no planeta, identificando a parcela disponível para os seres vivos e em especial para o ser humano; Identificar a origem, trajetos e transformações da água que consumimos no dia-a-dia; Reconhecer a presença da água em seus diferentes estados físicos no planeta, nomeando e descrevendo processos de mudanças de estado em situações do cotidiano; compreender que a água é um bem natural finito que deve ser preservado e bem utilizado; Conhecer as principais etapas de tratamento da água; Identificar ETAs e ETEs da cidade, compreendendo seu funcionamento e reconhecendo seu papel na saúde da população e na qualidade ambiental; Identificar situações de desperdício de água no uso doméstico ou na escola, buscando meios pra minimizá-los; Reconhecer doenças infecciosas e contagiosas veiculadas pela água e propor formas de evitá-las.



Turmas trabalhadas: em todas, porém mais especificamente Ensino Fundamental II.



Disciplinas trabalhadas com o projeto:

O projeto foi trabalhado nas aulas de Ciências, porém com atividades que envolveram várias disciplinas, como por exemplo, Língua Portuguesa (frases, poesia, produção de textos) e Matemática (com resolução de desafios e produção de texto, sendo que os alunos citaram o quanto conseguiram economizar desde o início do projeto até agora, com pequenos gestos, que a própria revista sugeria), entre outras.



Houve acompanhamento do consumo de água da Escola:

Podemos dizer que não foi efetivo, por não termos acesso à conta, mas os alunos ficaram empenhados em ajudar a economizar, evitando o desperdício.



Comentário:

O ano letivo foi repleto de atividades, mas conseguimos alguma articulação dentro da área de ciências, matemática, língua portuguesa e, também, da geografia. Ficamos com apenas uma coordenadora em virtude da saída da outra, o que também dificultou.



Houve redução do consumo da água na Escola:

Acredito que sim, estou aguardando uma informação mais concreta.



Comentário:

Trabalhamos muito o não desperdício na Escola, principalmente ao beber a água e no banheiro, mas, também, com o consumo em casa e os alunos puderam perceber que (alguns) gastavam demais e isso foi minimizado ao longo do ano.



Ações desenvolvidas:

As revistinhas foram entregues, após sensibilização/ explicação sobre o projeto, durante o ano corrente. Toda revistinha entregue foi lida coletivamente, com os alunos interpretando os personagens (momento sempre muito aguardado e disputado). Após a leitura partilhada de cada revistinha foi realizada a atividade proposta, debate, conclusão do que podemos fazer diante de tudo o que aprendemos naquela revista. De acordo com o interesse e necessidades foram sendo desenvolvidas as seguintes ações: 1. Cálculo da quantidade de água que cada um tem no corpo. 2. Esquema dos 3 estados físicos da água com legenda explicativa e suas mudanças. 3. Análise de gráficos e mapas mostrando a distribuição da água no planeta, em cada continente e também no Brasil (necessidade X disponibilidade). 4. Apresentação da música/vídeos: "Planeta Água" de Guilherme Arantes, com discussão e interpretação. 5. Confecção de desenhos sobre o ciclo da água no seu dia-a-dia e respectiva legenda explicativa. 6. Confecção cartazes sobre doenças transmitidas através da água (doença/modo de transmissão/ organismo causador/ sintomas/ prevenção). 7. Confecção de cartaz ilustrado dando dicas de como economizar água. 8. Resolução de problemas com situações que envolviam a questão da água. 9. Construção de filtro simples com comentários sobre a água e comparação entre água limpa e água potável. 10. Atividade prática: a água como solvente universal. 11. Densidade da água e de outras substâncias. 12. Confecção de maquete da estação de tratamento da água. 13. Diversas leituras realizadas e compartilhada pelos alunos. 14. Estudo de textos do próprio livro didático. 15. Escrita de poesia sobre a água. 16. Escrita de frases sobre a água. 16. Texto-resposta a algumas questões sobre a água.



Responsável pelas Informações:

Nome: Ines Regina Vieira (vários outros colegas colaboraram: Kamila, Eduardo, Márcia, Junior, etc).

E-mail: emefamfranco@prefeitura.sp.gov.br

inesreginavieira@yahoo.com.br



Mais informações ou sugestões comente nesse espaço:

Alguns dos trabalhos realizados foram apresentados na mostra cultural, não só na sala de ciências, mas também, na sala de matemática. Pretendemos continuar com o projeto em 2012, ampliando ainda mais a participação dos alunos.



Situação atual das ações:

Concluídas no ano de 2011.



Diagnóstico atual do projeto:

Foi nosso primeiro ano com o projeto, e os alunos da 5ª série ficaram encantados com as revistinhas. Confesso que também fiquei. Esperamos continuar o projeto e poder contar com vocês para o próximo ano de 2012.

Cartaz: doenças transmitidas através da água


Cartaz: doenças transmitidas através da água

Verificando a densidade da água

Verificando a densidade da água

Verificando a densidade da água

Confecção do filtro simples

Confecção do filtro simples

Vídeo Planeta "Água"

Vídeo "Planeta Água"

Vídeo "Planeta Água"

Maquete: Estação de Tratamento da água





















Data: 07/12/2011.


Profª Ines Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário